Blog & News

Qual a duração do curso Técnico em Refrigeração e Climatização?

Cursos técnicos permitem aprender uma profissão e em pouco tempo aplicar seus conhecimentos, conquistando o mercado de trabalho. O curso Técnico em Refrigeração e Climatização é um dos mais indicados para quem quer trabalhar rápido. 

O Curso Técnico em Refrigeração e Climatização na Escola Técnico Profissional (ETP) tem duração de 1380 horas (1200 horas/aula e 180 horas de Estágio supervisionado). Durante as aulas, o aluno aprenderá desde a instalação e a manutenção de vários equipamentos de refrigeração até o selecionamento e dimensionamento de equipamentos. A entrada no mercado de trabalho é quase imediata, já que esse segmento é bastante buscado, principalmente na indústria.

 

O que faz um técnico de refrigeração?

O profissional refrigerista, como também é chamado, é responsável por realizar a instalação, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de refrigeração e climatização. Como por exemplo: geladeiras, ar-condicionado, câmaras frias, bebedouros, freezer entre tantos outros. 

O Técnico em Refrigeração e Climatização é muito requisitado em empresas e também em residências, para realização de reparos e manutenções. Afinal, ele pode atuar tanto com refrigeração industrial, comercial, residencial e também automotiva. 

As empresas que mais contratam esse tipo de serviço são os restaurantes, lanchonetes, fast food, delivery entre outras indústrias. Mas também há vagas no setor de mecânica, conserto de eletrodomésticos, eletrônica e engenharia.

 

Curso de Refrigeração Comercial.

No curso de Refrigeração Comercial da ETP o aluno aprenderá: 

  • Bases da refrigeração;
  • Ciclo da refrigeração;
  • Balanceamento frigorífico;
  • Selecionamento de compressores;
  • Brasagem;
  • Diagramas Elétricos;
  • Controladores;
  • Expositores refrigerados;
  • Manutenção Preventiva;
  • Câmaras frigoríficas.

 

No curso técnico de Refrigeração Comercial EAD, as aulas são teóricas e também práticas. Dessa forma, o aluno poderá estudar no conforto de sua casa, garantindo um futuro melhor no mercado de trabalho. 

Através do curso de refrigeração comercial, o futuro refrigerista poderá trabalhar diretamente em supermercados, restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos comerciais que precisam de uma boa manutenção na refrigeração comercial. Afinal, sem uma boa manutenção poderá haver grandes prejuízos para a empresa. 

O mercado de trabalho para esse profissional é amplo. Por isso o curso é tão procurado. Quem consegue uma vaga, tem a chance de garantir um emprego e melhorar sua qualidade de vida.

 

Como ser um bom profissional da refrigeração e climatização?

O primeiro passo é a realização de um Curso de Mecânico de Refrigeração e Ar Condicionado. Existem vários cursos que se complementam e, possibilitam se tornar um profissional de excelência no segmento. 

Mas é interessante começar pelo Curso de Mecânico de Refrigeração e Ar Condicionado EAD da ETP. O curso possui média de 100 horas de duração (aulas 50% teórica e 50% práticas) e é bem completo. Com esse curso você poderá atuar no mercado de trabalho com instalação e manutenção de diferenciados aparelhos de ar condicionado e também com refrigeração comercial. 

Após sua finalização e entrada no setor, você poderá aprimorar seus conhecimentos com outros cursos, como o curso Técnico em Refrigeração e Climatização, eletricista industrial, entre outros, como por exemplo os cursos de formação superior. 

Geralmente esse curso têm duração e investimento de curto prazo, por esse motivo o Curso Mecânico de Refrigeração e Ar condicionado EAD é mais indicado para quem quer começar a trabalhar o quanto antes, por se tratar de um curso de baixo investimento e de curto prazo de conclusão.